segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ATIVIDADES DO 3º ENCONTRO

ATIVIDADE DO 3º ENCONTRO – PROINFO

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

VÍDEO: FRONTEIRAS DIGITAIS

ASSISTIR O VÍDEO FRONTEIRAS DIGITAIS E PRODUZIR UM TEXTO EM SEU BLOG CONTENDO SUAS REFLEXÕES SOBRE ELE.

TEXTO

O VÍDEO ABORDOU DE FORMA SUSSINTA O QUÃO ESTA DISTANTE A REALIDADE ENTRE AS TRÊS PARTES QUE SÃO REFERIDAS NO ENREDO.

A PRIMEIRA PARTE É A FAMÍLIA, QUE FAZ TUDO PARA PROPORCIONAR O ACESSO AS NOVAS MÍDIAS E AOS MEIOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS ATÉ O PRESENTE MOMENTO PARA O FILHO JOAQUIM. MAS VEM EM CONTRA-MÃO AO NÃO TENTAR ACOMPANHAR O APRENDIZADO DE SEU FILHO SOBRE ESTAS TECNOLOGIAS, E FICA DEPENDENTE DE SEU FILHO AO TENTAR UTILIZA-LÁS.

A SEGUNDA PARTE É A ESCOLA QUE APARENTENTE NÃO UTILIZA ESTAS TECNOLOGIAS, O QUE FAZ COM QUE O ALUNO JOAQUIM APAREÇA NESTE CONTEXTO COMO UM MERO EXPECTADOR DE MAIS UMA AULA NAQUELA SALA SEM ATRATIVOS TECNOLÓGICOS QUE SATISFAÇA SUA BUSCA POR INFORMAÇÕES.

A ESCOLA PODE NÃO ESTAR PREPARADA TANTO PELA FALTA DE EQUIPAMENTOS FORNECIDOS PELA MESMA OU PELA SUA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, OU OS PROFESSORES AINDA NÃO FORAM CAPACITADOS PARA UTILIZA-LÁS, E ATÉ MESMO FORAM CAPACITADOS MAS AINDA NÃO SE SENTEM SEGUROS EM FAZER USO DAS MESMAS.

E POR ÚLTIMO A TERCEIRA PARTE, JOAQUIM QUE AOS TREZE ANOS JÁ DOMINA TODOS ESTES EQUIPAMENTOS E MEIOS DE ACESSO A INTENET, A TELEFONIA CELULAR E QUE SE DEPARA COM UM SISTEMA EDUCACIONAL OBSOLETO E MUITAS VEZES MÍOPE, QUE SE ATEM A ANTIGAS FÓRMULAS E MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA SEU INTERESSE EM APRENDER OS CONTEÚDOS CONTEMPLADOS NO PLANO DE AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR.

Um comentário:

  1. Professor Paulo Henrique sua interpretação sobre o vídeo foi muito precisa. Suas considerações foram muito pertinentes na questão do despreparo tanto da escola quanto professor no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir